Back to list
Flauberto Bildender Künstler ( Kunst Foto 2004)

Flauberto Bildender Künstler ( Kunst Foto 2004)

3,920 1

Flauberto Bildender Künstler ( Kunst Foto 2004)

A fotografia de Flauberto

Comecei a produzir profissionalmente a partir de 1994, embora a vida e a arte sempre tenham caminhado juntas no desenvolvimento do meu processo artístico. Desde muito cedo desenvolvi uma forma obesessiva, sistemática e compulsiva de fazer arte. Nos últimos dez anos a minha produção esteve baseada principalmente no desenho e na pintura, mas desenvolvi também projetos com escultura e instalação.

Os temas da minha vida sempre foram também os temas da minha arte. Sexo, poder, dinheiro e religião sempre foram elementos perturbadores e condicionadores da minha existência. Eu nunca soube explicar como estas coisas se transmutaram de uma condição a outra (da vida para a arte), pois sou um artista de intenção e formação autodidatas. Desde muito cedo desenvolvi um tipo de aversão ao modelo de aprendizado escolar, quando abandono em definitivo os estudos na faculdade.

Desde Juazeirinho, cidade onde nasci e vivi, sinto-me e percebo-me como um indivíduo compulsivo, obsessivo, agonizante que retira do escuro a sua luz própria. Perguntas como: Quem sou eu?, A quem pertenço? ou Porquê a minha arte? reverberam na minha condição e no meu processo criativo. Eu e minha arte estamos juntos, de mãos dadas com o desesperador prazer da carne. Não consigo parar de observar o meu entorno, seja em João Pessoa, Salvador, Rio de Janeiro, Basel ou Berlim, cidades que compõem a minha trajetória de vida.

A partir de 2002 comecei a desenvolver um processo que tem a fotografia como meio e suporte, através de técnicas como colagem, foto-montagem e manipulação digital. Encontrei na fotografia um meio de realização pessoal e profissional tão claro e transparente quanto os outros suportes que já explorei e que continuo explorando. Coloco nas minhas fotografias a intransigência e a obsessão dos limites do meu prazer. Tudo o que eu faço parte de uma resolução extremamente pessoal. Quando resolvi incluir a fotografia mo meu processo de produção e criação, fiz por acreditar na objetividade e transparência do meio para veicular minhas idéias. Este projeto reúne quinhentas fotografias que expressam os meus desejos pela vida e refletem a minha visão de mundo.

Para a realização deste projeto que desenvolvo há pouco mais de quatro anos, lanço mão do universo da informação como revistas, jornais, livros, fotos de outros artistas, imagens produzidas por outros artistas, enfim, tudo o que vou alcançando com o meu olhar. No caminho de ida e volta para casa vou juntando os pedaços da vida que mechem com os meus desejos, transformando-os em novas imagens. Um sentido aleatório norteia as minhas composições fazendo surtir efeitos inesperados, o que me seduz profundamente neste processo. Qualquer forma de expressão anônima ou autoral, pública ou privada me interessam. Durante o processo de manipulação das imagens surge a minha identificação com o resultado.

Flauberto

Comments 1